segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Objectivos da geometria

A geometria contribui para o prazer visual da observação: imagem –venustas



É com Le Corbusier que a Geometria, já usada na arquitectura do passado, começa a ganhar uma nova vida. Este utiliza como o elemento fundamental o quadrado e a cruz, são estes os dois fundamentos geométricos para Corbusier. No artigo intitulado “Lições de Roma” diz que não percebe, o porque de a matemática não ser usada na arquitectura.

No livro “Os traçados reguladores” le Corbusier diz que a obrigação dos traçados reguladores de uma cidade é a garantia contra o arbítrio e proporciona a satisfação do espírito. Os traçados reguladores é uma solução, não uma receita para ser seguida a risca.

A geometria ajuda a colocar as coisas no sítio correcto, é uma ferramenta de apoio para a arquitectura, ajuda a defini-la. Corbusier utiliza esta geometria na forma de proporções, aplicando a mesma nas fachadas e na planta, como se vê na Villa schwob.









The modulor foi um sistema de proporções elaborado e amplamente utilizado por Corbusier. O sistema surgiu como uma recusa ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas. Ao invés disso, Corbusier passou a se referenciar a medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,80 m de altura).O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na sequência de Fibonacci. A aplicação dessas proporções pode ser vista em diversos edifícios de Le Corbusier

Sem comentários: